Através de sua conta no X, o chanceler assinalou que esses atos constituem uma violação do Direito Internacional Humanitário.
Rodríguez também denunciou o assassinato de 9.211 estudantes e 397 membros da equipe educacional de Gaza, bem como o bombardeio de 353 escolas e universidades públicas.
Na mesma rede social, o secretário de organização do Partido Comunista de Cuba, Roberto Morales, condenou o massacre sofrido pelo povo palestino, perpetrado pelas forças israelenses com a ajuda do governo dos Estados Unidos.
“Nada menos que 40.000 mortos em 10 meses: é um crime e nós o denunciamos”, enfatizou.
Recentemente, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou sobre a grave situação humanitária sofrida pela população de Gaza.
As hostilidades em curso tiveram um impacto extremamente preocupante sobre a população, com até 1,9 milhão de pessoas, 90% do total, deslocadas internamente, disse a organização em um comunicado.
A ingestão de alimentos por crianças pequenas e mulheres grávidas é extremamente limitada, disse a organização.
O UNICEF disse que mais de dois milhões de habitantes de Gaza enfrentam altos níveis de insegurança alimentar aguda.
Durante os primeiros meses de 2024, os indicadores mostraram melhorias modestas, mas a ofensiva terrestre israelense contra o enclave costeiro do sul em maio passado reverteu a tendência positiva, criticou ele.
mem/mks/mb