4 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

TSJ da Venezuela inicia audiências sobre disputas eleitorais

TSJ da Venezuela inicia audiências sobre disputas eleitorais

Caracas, 7 de ago (Prensa Latina) A Câmara Eleitoral do Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) da Venezuela inicia hoje em Caracas as audiências com os ex-candidatos e partidos políticos que participaram das eleições presidenciais, para resolver a disputa apresentada por Nicolás Maduro.

Para esta quarta-feira, três dos ex-candidatos à presidência e os líderes das organizações e movimentos políticos, que em número 38 participaram nas votações de 28 de julho, deverão comparecer perante o mais alto órgão judicial venezuelano, a partir das 9h00 locais.

Os 10 candidatos devem apresentar “todos os instrumentos eleitorais que estão na posse dos partidos políticos e dos candidatos”, indicou a presidente do TSJ venezuelano, Caryslia Beatriz Rodríguez, na passada segunda-feira.

Ela os citou como “intuitu personae”, ou seja, não podem ser substituídos ou delegados a outra pessoa, e alertou que “o não comparecimento acarretará as consequências previstas em nosso ordenamento jurídico atual”.

Logo pela manhã foram convocados os dirigentes dos partidos e movimentos que integravam a coligação oposicionista Plataforma Democrática Unitária (PUD), Manuel Rosales, de Un Nuevo Tiempo; José Luis Cartaya, Mesa da Unidade Democrática; e José Simón Calzadilla, Movimento pela Venezuela.

Duas horas depois, deverá comparecer o ex-candidato do PUD, Edmundo González, que esteve ausente de evento anterior convocado pelo Supremo.

A seguir, o farão os representantes que apoiaram o antigo postulado do Movimento Venezuela Primeiro, José Brito; os cidadãos Luis Parra, do partido Primero Venezuela; Conrado Pérez, Movimento Justiça Primeiro; Omar Ávila, da União Visão Venezuela; e Chain Bucarán, do Venezuela United.

O dia de quarta-feira será encerrado à tarde pelos cidadãos José Bernabé Guatiérrez, pela Ação Democrática; Miguel Salazar, pela Copei; Mario Valdés, pelo Movimento Republicano; Pedro Veliz, da Bandera Rojas; José Contreras, pela Direita Popular Democrática, e Carlos Melo, pela União Nacional Eleitoral.

Estes apoiaram o ex-candidato Luis Eduardo Martínez, do partido de oposição Ação Democrática.

O processo começou depois de o presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, ter apresentado na segunda-feira os escritos e anexos solicitados pela Câmara Eleitoral do mais alto órgão judicial do país.

Neste procedimento, registrou que “foram recebidas todas as informações solicitadas pela CNE, cumprindo a ordem judicial”, disse Rodríguez.

O processo terá um prazo de 15 dias prorrogáveis, durante os quais o TSJ utilizará “todos os mecanismos disponíveis no ordenamento jurídico para esse fim”.

rgh/jcd / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES