22 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolsonaro ouvirá detalhes do caso das joias

Bolsonaro ouvirá detalhes do caso das joias

Brasília, 9 ago (Prensa Latina) O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, decidiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro será ouvido hoje no processo relacionado ao caso de tentativa de entrada ilegal de joias durante seu mandato.

O processo ganhou novo destaque depois que o Tribunal de Contas da União permitiu que o governante Luiz Inácio Lula da Silva mantivesse um relógio de ouro recebido em seu primeiro mandato no poder, em 2005, em circunstâncias semelhantes às de Bolsonaro.

De Moraes enfatizou que a medida tem como objetivo garantir o respeito ao devido processo legal e à ampla defesa.

Na mesma decisão, negou o pedido da equipe jurídica do ex-militar de acesso integral ao acordo de colaboração firmado pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-assessor de Bolsonaro.

De acordo com o relatório, o ministro enfatizou a necessidade de sigilo para garantir o sucesso das investigações, que ainda estão em andamento.

O juiz afirmou que os representantes de Bolsonaro já têm acesso às provas documentadas nos autos do processo, com exceção dos procedimentos em andamento.

Sabe-se também que o advogado Fabio Wajngarten deixou a equipe de defesa do ex-capitão do exército na investigação do caso das joias.

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi informado dessa decisão. A decisão foi tomada depois que a Polícia Federal (PF) acusou o jurista na questão das vestimentas.

A polícia acredita que o advogado participou da recompra de um relógio nos Estados Unidos com a intenção de “atrapalhar as investigações” do caso.

As investigações mostraram que Wajngarten colaborou com o advogado Frederick Wasseff para recuperar o Rolex negociado por emissários do ex-chefe de Estado no país norte-americano.

Recentemente, a PF anunciou que estava concluindo o relatório final do inquérito sobre as condecorações entregues pelas autoridades da Arábia Saudita, que deveriam ter sido incorporadas ao patrimônio do Estado brasileiro, mas das quais o ex-paraquedista tentou se apropriar ilegalmente.

Bolsonaro é alvo de pelo menos cinco investigações no STF.

Um dos mais abrangentes é o das milícias digitais, que cobre a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, a possível fraude no cartão de vacinação anti-Covid-19 e a suspeita de venda e recompra de joias recebidas em viagens oficiais.

rgh/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES