As chuvas começaram na tarde de quinta-feira e ocorreram de forma intensa em áreas da capital e em partes de Libertad Sur, onde choveu forte por mais de uma hora.
As autoridades meteorológicas indicaram que as chuvas poderiam ser acompanhadas de ventos e tempestades.
O MARN informou que a onda tropical começará a influenciar o país, trazendo mais chuvas ao passar pelo território.
Essas condições serão influenciadas pela aproximação de uma onda tropical com potencial de desenvolvimento, apoiada por sistemas nas camadas médias da troposfera, gerando condições para a formação de nebulosidade associada a fortes tempestades, com atividade elétrica e ventos fortes, segundo o relatório do Observatório de Riscos.
Espera-se que as chuvas afetem a cadeia de montanhas vulcânicas e a área costeira do país durante o dia.
De acordo com as autoridades, a previsão baseada em impacto prevê inundações, queda de árvores, deslizamentos de terra, queda de rochas e alagamentos nas próximas 24 horas devido à influência de uma onda tropical.
As previsões indicam que ainda há uma alta probabilidade de alagamento de terras e uma média de 30 a 60% de deslizamentos de terra e quedas de rochas na Rodovia Pan-Americana nas seções Los Chorros e quilômetro 34 de Cojutepeque.
Durante esses meses, as chuvas são frequentes no país, especialmente no período noturno, uma estação que é conhecida como “inverno” na região.
/lb/bm