Cirilo disputará a primeira semifinal às 10h40, horário local, ao lado de outros sete canoístas na busca por um dos quatro ingressos para a final do evento, que será realizado no próprio sábado.
A campeã mundial de Duisburg 2023 dominou a quinta série classificatória realizada na última quinta-feira, onde fez o segundo melhor tempo da eliminatória, com 45,94 segundos, só superada pelo recordista olímpico da prova, o norte-americano Nevin Harrison, líder da segunda prova. com 45,70.
Aos 22 anos, o atleta caribenho se torna um dos fortes candidatos a subir ao topo do pódio, embora rivais como Harrison representem um difícil obstáculo.
A Guantanamera de Duisburg registrou 44,799 segundos, marca que deve se aproximar ou superar para relegar a americana e espanhola Anita Jacome (45,418) e a chinesa Wenjun Lin (45,925), medalhistas de prata e bronze na referida competição.
Pela América Latina, a brasileira Valdenice Conceição do Nascimento e a chilena María José Mailliard também foram incluídas nas semifinais, com opções de chegar também à final de verão.
A última data competitiva da canoagem de velocidade também incluirá eliminatórias e finais no K-1 500 m feminino e no K-1 1000 m masculino.
ro/ads/ml