O Cinema Jibá sediará a cerimônia de encerramento à noite, onde serão coroados os melhores filmes dos 83 filmes selecionados, incluindo 11 longas-metragens de ficção, 24 curtas-metragens de ficção, 11 documentários, 22 curtas-metragens de documentário e 15 filmes de animação.
Na manhã deste sábado, a Casa de la Cultura reservou uma conversa com os artistas Jorge Martínez, Lola Amores, Alberto Corona, Liliana Lam e René de la Cruz, para depois dar lugar à Muestra del Festival Internacional de Cine Social de Castilla-La Mancha (Feciso), no Museo Municipal.
Os prêmios colaterais também serão entregues no Hotel Plaza Colón, enquanto a música e as artes visuais serão as protagonistas em vários palcos da chamada Villa Blanca.
Este ano, sob o título áFilma el Oriente!, o evento retomou o Cine en Construcción e convidou a Factoría del Cine Pobre, que se concentra no apoio à produção audiovisual no leste do país e em Camagüey.
Por sua notável contribuição à sétima arte em Cuba, três personalidades são homenageadas com o Prêmio Lucía de Honor 2024: os cineastas Manuel Herrera (Zafiros, locura azul, 1997) e Manuel Pérez (El hombre de Maisinicú, 1973), e o cineasta Livio Delgado (Un hombre de éxito, 1986).
Cinema, música, literatura, artes visuais e cênicas se misturam para homenagear um festival que abraça a cada ano a ideia concebida por seu fundador, o notável cineasta Humberto Solás (1941-2008).
rgh/amr/glmv