Ambos os países também assinaram um Memorando de Cooperação em Atividades Espaciais para Fins Pacíficos, numa cerimónia realizada na comuna de Cerrillos.
O presidente viajou para este país acompanhado de 14 ministros e mais de 250 empresários, numa visita de Estado que enfatizou questões económicas e de integração.
“Os empresários sabem que a integração com os vizinhos voltou a ser prioridade para o Brasil. Essa certeza gera confiança para negociar e investir”, escreveu Lula em seu relato X.
Em 2023, o Brasil foi o primeiro parceiro comercial do Chile na região e o terceiro no mundo. Embora a visita de Lula tenha sido positiva para o país, acontecimentos lamentáveis também ocorreram nesta semana, como o anúncio do fechamento da siderúrgica de Huachipato, após 70 anos de operação.
A planta suspenderá os processos de produção de coque, os altos-fornos, a siderurgia, o lingotamento contínuo e a laminação de produtos siderúrgicos, o que afetará mais de 20 mil empregos e terá efeitos devastadores na região sul de Biobío, onde está localizada.
O encerramento da siderúrgica ocorre apesar de a empresa ter exigido há vários meses que a Comissão Anti-Distorção aplicasse sobretaxas à importação de barras de aço de origem chinesa.
A sua falência confirma as teses de alguns economistas que associaram os problemas da fábrica a ineficiências e não a uma possível concorrência desleal de empresas do gigante asiático.
Numa mensagem publicada na sua conta X, o ministro da Economia, Desenvolvimento e Turismo, Nicolás Grau, descreveu a notícia como devastadora e acusou a empresa de não ter feito os esforços necessários para estabilizar as suas finanças após a aplicação das sobretaxas.
Foi uma semana de convulsões laborais e sociais, se somarmos também a greve e as marchas dos professores para exigir ao Governo que pare com a violência e os maus-tratos nas escolas e pague a dívida histórica aos reformados.
À greve de 24 horas juntaram-se os protestos pelos apagões prolongados de mais de uma semana que afetaram um milhão de clientes e ainda mantêm várias comunidades sem eletricidade, após uma tempestade.
ro/car/ml