Na divisão de 76 quilos, a colombiana Tatiana Rentería já está segura na discussão dessa medália e poderá se juntar à cubana Milaimy Marín e à equatoriana Génesis Rosangela Reasco.
A Renteria, terceira colocada do mundo em 2023, foi derrotada por 4 a 2 nas semifinais pela atual medalhista de ouro planetário, a japonesa Yuka Kagami, mas anteriormente venceu a tunisina Zaineb Sghaier por 8 a 4 e a mongol Davaanasan Enkh Amar por 6 a 3.
Por sua vez, Marín, bicampeã mundial juvenil e detentora do título pan-americano em Santiago do Chile 2023 e olímpica juvenil em Buenos Aires 2018, venceu a búlgara Yuliana Vasileva Yaneva, mas caiu para a americana Kennedy Alexis Blades.
Se vencer o play-off contra a romena Catalina Axente, poderá aspirar a uma vaga na tribuna de premiação, e o mesmo vale para Reasco se derrotar a turca Yasemin Adar Yigit.
Na mesma situação estará o porto-riquenho Sebastián Rivera no estilo livre masculino até 65 kg, cujo penúltimo obstáculo ao pódio será o moldavo Maxim Sacultan.
A outra divisão que acontecerá neste domingo é a divisão de 97 quilos entre os homens, que não terá representação latino-americana no pódio.
mem/lp/cm