Labacena Romero expressou sua gratidão pela oportunidade de transmitir os pensamentos de Fidel às novas gerações durante a apresentação do livro, que compila declarações e reflexões de Fidel sobre questões de interesse dos jovens.
Para o autor, evocar, publicar e disseminar o humanismo e o senso de justiça do Comandante-em-Chefe é um privilégio e um dever, pois pode ajudar na educação e instrução de cubanos e cidadãos de outros países.
Estévez García, por sua vez, explicou sua satisfação durante a pesquisa da obra de Fidel, cujas ideias ele considerou inspiradoras para aqueles que trabalham com o objetivo de construir uma sociedade melhor, apesar de todos os obstáculos.
Segundo ele, o texto convida crianças e jovens, cubanos ou não, a conhecer melhor o líder revolucionário cubano e a se aproximar de seu pensamento, que ainda é válido e fundamental no processo de continuidade da Revolução.
A capa do volume é ilustrada com uma obra do artista cubano Nelson Domínguez e a parte interna apresenta desenhos de pioneiros que refletem suas interpretações das frases citadas.
Palabras que inspiran também inclui discursos, mensagens e intervenções do general do exército Raúl Castro e do presidente cubano Miguel Díaz-Canel.
Díaz-Canel participou da apresentação, organizada para marcar o 98º aniversário do nascimento de Fidel (13 de agosto de 1926) e o Dia Internacional da Juventude.
Na ocasião, foram apresentados três exemplares dedicados a Raúl Castro, ao próprio chefe de Estado e ao membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba, Roberto Morales Ojeda.
npg/raj/glmv