19 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mais de 600 armas de fogo apreendidas entre janeiro e junho no Chile

armas-1-768x432

Mais de 600 armas de fogo apreendidas entre janeiro e junho no Chile

Santiago do Chile, 12 ago (Prensa Latina) A Polícia de Investigação (PDI) do Chile informou hoje que durante o primeiro semestre deste ano foram apreendidas 614 armas de fogo, muitas delas vinculadas a delitos de alta complexidade.

O inspetor Mauro Mercado, chefe nacional do crime organizado, disse que a maioria das armas foi apreendida durante o processo de investigação de crimes de alto perfil.

Ele acrescentou que outra porcentagem está relacionada a programas de controle destinados a recuperar armas legalmente registradas, mas cujos proprietários já faleceram.

Com relação às áreas onde ocorreu a maioria das apreensões, a Região Metropolitana, onde está localizada a capital, lidera, seguida por Valparaíso e Maule.

Mercado destacou que as armas, peças e munições são trazidas para o país por via aérea, marítima e terrestre, usando vários métodos de ocultação para escapar dos controles.

Desde 2001, a PDI conta com o sistema de análise balística IBIS, que, por meio de um processo comparativo de amostras, permite determinar de qual dispositivo um projétil foi disparado.

De acordo com a Polícia Investigativa, a presença de armas de fogo no Chile está ligada ao surgimento de gangues do crime organizado, que as utilizam como instrumentos para se defender ou atacar grupos rivais e em disputas pelo controle territorial.

Entretanto, não há indícios de que haja tráfico ilícito de armas aqui como parte das atividades dessas organizações criminosas, disse a agência à televisão pública.

npg/car/eam/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES