23 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Política externa do Petro apoia causas justas, segundo entendimento

Política externa do Petro apoia causas justas, segundo entendimento

Bogotá, 12 ago (Prensa Latina) A política externa seguida hoje pelo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, além de se distanciar da de seus antecessores, constitui uma referência a favor das causas justas, segundo um especialista disse à Prensa Latina.

Em entrevista ao professor, colunista e dirigente sindical José Arnulfo Bayona, disse que é necessário destacar, antes de mais, a posição corajosa do presidente ao condenar veementemente o genocídio em curso contra o povo palestino por parte do regime israelita e dos seus primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, e o rompimento de relações com esse Estado.

Destacou também o seu apoio ao Brasil, Venezuela, Bolívia, Nicarágua, Cuba, Holanda, Malásia, Paquistão, Bangladesh e Maldivas, à ação movida pela África do Sul perante o Tribunal Internacional de Justiça para acusar Israel de genocídio; bem como as suas demonstrações de solidariedade, com o envio de alimentos, medicamentos e outros recursos à população de Gaza.

Na sua opinião, são também muito louváveis ​​a retomada das relações diplomáticas e comerciais com a Venezuela, rompidas pelo governo de Iván Duque (2018-2022), e a reabertura das fronteiras, que recuperou a atividade comercial e as relações familiares. e cultural com o país vizinho.

Observou que, atualmente, o intercâmbio comercial ultrapassa os mil milhões de dólares anuais e está em ascensão, lembrando que estas transações ultrapassavam os seis mil milhões anuais antes da dissolução.

Bayona considerou igualmente digna de nota a posição de Petro e a sua condenação do golpe de Estado perpetrado por Dina Boluarte, com o apoio dos militares e do fujimorismo, contra Pedro Castillo no Peru.

Também elogiou sua intransigência ao rejeitar a invasão da embaixada mexicana em Quito pelo governo equatoriano e a extração violenta do ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas que exercia o direito de asilo naquela sede diplomática.

Outra das suas ações dignas, como disse, são os seus pedidos ao governo dos EUA para levantar os bloqueios que mantém contra a Venezuela e Cuba, e para retirar estes últimos da lista de países que supostamente patrocinam o terrorismo.

A Petro, acrescentou, posicionou a luta contra as alterações climáticas no debate internacional.

Ele elogiou sua proposta de descontaminar o planeta, substituindo economias baseadas na extração de petróleo e carvão por energia limpa por meio da troca de “ações climáticas para redução substancial ou eliminação da dívida externa”, que devolve e subsidia o cuidado da selva aos povos nativos.

Uma conquista significativa, afirmou, será a próxima realização na Colômbia da Cúpula da Biodiversidade (COP16), à qual já participaram mais de 170 países.

Petro tem destacado, perante a ONU e a comunidade internacional, o incumprimento dos compromissos acordados relativamente à redução de gases poluentes por parte dos países mais desenvolvidos, principais causas do elevado risco de extinção do planeta e, consequentemente, da espécie humana e outras espécies vivas, observou Bayona.

mem/ifs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES