Representantes do Partido Comunista Russo, da Sociedade de Amizade Rússia-Cuba, da Fundação Fidel Castro e veteranos da Crise dos Mísseis (também chamada de Crise do Caribe).
Num ato simples mas sincero, os presentes colocaram arranjos florais e trocaram informações sobre a obra e o legado do líder cubano, bem como as suas ações para fortalecer os laços de amizade e fraternidade com o povo do gigante euroasiático.
A obra escultórica a Fidel inaugurada pelos presidentes de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da nação eslava Vladimir Putin, em 22 de novembro de 2022, é a única do gênero no mundo e representa uma homenagem da sociedade russa a quem São classificados como paradigma da América Latina e do mundo.
Na praça que leva seu nome desde 2017, foi erguida uma estátua de bronze de três metros de altura, representando o jovem barbudo, de uniforme militar e com sua boina tradicional, de pé sobre um bloco de pedra com o mapa de Cuba.
Após sua inauguração, o arquiteto e escultor da obra, Andrey Beliy e Alexey Chebanenko, respectivamente, afirmaram que a escultura representa a trajetória heroica de um homem que defendeu os direitos do povo de sua nação.
mem/odf/ls