24 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

O legado e a marca de Fidel estão presentes na Síria

O legado e a marca de Fidel estão presentes na Síria

Damasco, 13 ago (Prensa Latina) A Associação de Profissionais Sírios Graduados em Universidades Cubanas destacou hoje a validade do pensamento do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, e a imortalidade dos valores humanos que ele deixou por gerações .

Num comunicado emitido por ocasião do 98º aniversário do nascimento de Fidel, a referida entidade assegurou que este grande líder foi a inspiração dos cubanos, dos sírios e de todos os amantes e lutadores pela liberdade no mundo.

Fidel Castro partiu fisicamente, mas permanece em nossas mentes e corações, e suas ideias nos dão força em nossos esforços diários para melhorar as relações sírio-cubanas e também para defender a humanidade e lutar por um mundo melhor e mais justo, afirma o texto da nota.

Os membros da Associação reiteraram o seu compromisso de trabalhar para promover relações de fraternidade, munidos do pensamento fidelista.

Em declarações à Prensa Latina, o chefe da Associação de Graduados Sírios em Cuba, engenheiro George Bittar, considerou que Fidel é o homem mais justo e fiel à sua pátria e à humanidade, e apesar dos enormes desafios, em particular o bloqueio, conseguiu levar Cuba a ser um dos melhores países do mundo em ciência, educação, esportes, cultura e saúde.

Bittar elogiou a ajuda oferecida por Cuba à Síria e a todos os povos atacados que precisam defender e preservar sua soberania.

Por sua vez, Hisham Wanous, jornalista e atual correspondente da Telesur na Síria, agradeceu à Ilha e ao Comandante Histórico da Revolução pela grande contribuição à humanidade e por dar aos sírios a oportunidade de se formarem como profissionais e adquirirem valores e princípios de solidariedade e internacionalismo.

No meio da difícil situação que atravessa o meu país devido à guerra injusta imposta e ao bloqueio genocida, armei-me com os valores de resistência que Cuba e Fidel me ensinaram, disse o comunicador.

Acrescentou que há muito amor, bravura, coragem e determinação em Cuba para avançar graças às ideias de Fidel.

Os seus ideais e os seus pensamentos estão presentes em mim e em todos os que amam a liberdade, destacou.

O professor de arquitetura da Universidade de Damasco, Ali Mahmoud, disse à Prensa Latina que Fidel tem sido uma figura importante e exemplar no mundo.

Ele liderou Cuba a superar a tirania e a converter os EUA de um país lacaio em uma nação soberana, disse Mahmoud.

Se quisermos saber o que é uma revolução, devemos ler a trajetória e a luta de Fidel. Ele é imortal e suas ideias permanecerão vivas para sempre, disse ele.

Da mesma forma, Ayman Yussef, formado em Cuba, expressou profunda gratidão ao Líder Fidel pelo seu exemplo, pela ética, pela moral e pelo pensamento baseado na dignidade e na luta para alcançar o que parecia impossível.

Estamos orgulhosos e honrados em dizer: Obrigado Fidel por nos ensinar valores, por sua tenacidade e otimismo, e por nos ensinar a nunca desistir e sempre marchar para a vitória, disse Yussef.

Bashar Ajib, doutor em telecomunicações formado na maior das Antilhas, destacou a bravura e a sabedoria da figura de Fidel e acrescentou que homens como ele nunca morrem.

Nos bons momentos e nas circunstâncias mais difíceis que atravessamos, seja em Cuba ou na Síria, pensamos sempre no líder máximo da Revolução Cubana, que soube vencer superando todas as adversidades, disse Fady Marouf, jornalista e correspondente da Prensa Latina nesta nação levantina.

mem/fm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES