2 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba com Fidel Castro no epicentro mundial

Cuba com Fidel Castro no epicentro mundial

Havana, 14 de ago (Prensa Latina) A estatura política do estadista e ser humano excepcional, o líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, continua hoje no epicentro da homenagem oferecida em múltiplas latitudes pelo seu 98º aniversário.

Desde 13 de agosto – dia do nome – circulam nas redes sociais e em numerosos meios de comunicação mensagens de reconhecimento ao legado soberano e emancipatório do comandante-em-chefe deste processo revolucionário de grande significado em Cuba e no mundo.

Assim, na Bolívia, no Panamá, na Venezuela, na Nicarágua, no Equador, na Argentina e em outras nações latino-americanas reconheceram as contribuições de Fidel Castro para a conquista da sua independência ou para a consolidação dos movimentos de libertação no continente americano.

Na terra de Bolívar, o ministro das Relações Exteriores, Yván Gil, exaltou a vida transcendental do líder cubano e universal, enquanto os graduados argentinos na ilha expressaram sua gratidão à guerrilha antilhana, cujo legado é hoje visível em centenas de missões sociais do país bolivariano.

Entretanto, no Equador, membros da missão estatal, amigos da ilha e cubanos residentes naquele país, bem como representantes de organizações políticas e sociais prestaram homenagem ao ex-presidente antilhano na embaixada cubana em Quito.

O embaixador do país caribenho ali, Basilio Gutiérrez, lembrou que o chefe da Revolução Cubana mudou a história de sua nação e contribuiu para a independência de outros povos da América Latina e do mundo.

No mesmo sentido, chegaram mensagens de sedes diplomáticas do país caribenho na Europa e na África, movimentos sociais, partidos políticos e líderes mundiais, especialmente aqueles de natureza progressista.

Fazem justiça a Fidel Castro que se tornou uma lenda viva desde a sua chegada triunfante a Havana, em 8 de janeiro de 1959, à frente da guerrilha que derrotou o regime de Fulgêncio Batista (1952-1958). Com o seu pensamento e obra, este processo revolucionário transcendeu as fronteiras da nação cubana.

A Cuba de Fidel Castro é hoje um paradigma para os revolucionários latino-americanos e movimentos progressistas de diversas partes do planeta, que contaram com a sua solidariedade, vocação latino-americana e terceiro-mundista para alcançar a independência dos seus países.

As contribuições do líder cubano e universal para o fortalecimento das forças de esquerda na América Latina e no resto do planeta estão amplamente documentadas, e a sua contribuição para as lutas anticoloniais em África, para a derrota do Apartheid na África do Sul, e para a unidade das nações pobres do mundo.

O general do Exército Raúl Castro, irmão e companheiro de armas do estadista, descreveu-o como “o filho mais ilustre de Cuba do século XX”, capaz de transformar reveses em vitórias, com firmeza de ideais e uma certeza inabalável no triunfo de causas justas.

oda/lld / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES