19 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Julgamento de criminoso de guerra de Uganda marcado para sentença

Julgamento de criminoso de guerra de Uganda marcado para sentença

Kampala, 14 ago (Prensa Latina) Um comandante do extinto Exército de Resistência do Senhor (LRA), grupo armado ugandense acusado de crimes de guerra, aguarda hoje a sentença na cidade de Gulu, no norte do país, um dos cenários de sua violência.

O veredicto de culpado de Thomas Kwoyelo foi proferido no dia anterior por um painel de juízes da Suprema Corte, criado para julgar crimes contra a humanidade, incluindo os do acusado, que ocupava o posto de coronel e se declarou inocente por ter sido recrutado à força quando criança.

Seus acusadores, no entanto, descreveram casos de assassinato, pilhagem, escravização, prisão, estupro e crueldade, 78 no total, dos quais ele foi considerado culpado de 44, de acordo com relatos do julgamento, o primeiro desse tipo em Uganda.

Durante os comentários, Kwoyelo insistiu que o verdadeiro culpado por trás das atrocidades do LRA é o líder do grupo, Joseph Kony, por cuja cabeça há uma recompensa de cinco milhões de dólares e que se acredita estar escondido em uma área de selva virgem em algum lugar da África Central.

O LRA foi uma organização extremista que operou entre 1986 e 1994 em Uganda, no Sudão do Sul, no Sudão, na República Centro-Africana e na República Democrática do Congo, cuja plataforma exigia o estabelecimento de uma democracia multipartidária em uma Uganda governada pelos 10 mandamentos da fé cristã.

O número e a diversidade dos crimes do grupo desmentem, na prática, seus protestos de democracia.

mem/msl/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES