O líder do grupo de 48 anos disse que os membros da banda estão orgulhosos pelo convite para participar do evento, que homenageia a riqueza da cultura afro-latina por meio da exaltação da música, dança, gastronomia e arte.
Ele disse à Prensa Latina que a conquista do Grammy Latino pelo álbum Ancestros Sinfónico, obtido há dois anos, deu ao grupo um novo desejo de fazer música e criar.
Agora, disse Alfonso, poder participar de um dos maiores festivais de folclore das Américas é uma grande honra para nós.
Estivemos em Cali há cerca de 10 anos e gostamos muito da apresentação que fizemos, mas era um lugar pequeno e não tinha a conotação deste evento”, disse ele.
O músico ganhador de vários prêmios deu uma prévia do que eles oferecerão aos que forem ao show no sábado, 17, às 22h (horário local) em Cali, no local Petronio Álvarez.
Nosso repertório inclui toda a música afro-cubana, composições originais que respeitam todas as formas de música afro-cubana, em suas canções e ritmos, que também transformamos em nosso próprio estilo, comentou.
Ele também reconheceu que, ao longo de todos os anos de trabalho, a banda enriqueceu o ritmo dos tambores de batá, e são eles que ditam o que será feito com o restante dos instrumentos.
Igualmente fundamental é a parte vocal do grupo, um aspecto que merece uma seção separada, disse ele.
Uma das ambições de Alfonso, como forma de comemorar o 50º aniversário do grupo em 2026, é realizar um concerto no próximo ano nesta capital para promover o já premiado álbum Ancestros Sinfónico, com a presença de mais de 100 músicos.
Por fim, em tom de despedida, enviou uma mensagem ao povo colombiano, a quem descreveu como belo e a quem assegurou que dará sua música, amor e carinho na apresentação de sábado, dia 17.
O Festival Petronio Álvarez, inaugurado ontem, deverá contar com a presença de cerca de meio milhão de pessoas.
Até 19 de agosto, os participantes desfrutarão de um programa que inclui a apresentação de dois mil artistas e 47 grupos concorrentes em diferentes formas musicais indígenas, como a chirimía, a marimba e canções tradicionais.
rgh/ifs/glmv