O encontro, que decorrerá durante três dias na cidade de Nha Trang, na província central de Khanh Hoa, abordará diversos temas, incluindo a gestão das principais portas fronteiriças do bloco, e os mecanismos e medidas para promover o intercâmbio de informações sobre imigração dentro da área.
Além disso, as tendências e desafios do tráfico de pessoas na região, as experiências de imigração e gestão consular e os programas de cooperação entre a ASEAN e a Austrália, bem como a colaboração do grupo com a China, a Coreia do Sul e o Japão.
O programa da reunião inclui também a realização de reuniões e intercâmbios bilaterais destinados a fortalecer a amizade e a cooperação entre os Estados-membros e parceiros não-ASEAN.
Na abertura da reunião, o vice-ministro da Segurança Pública, Pham The Tung, destacou a estreita cooperação do Vietnã com outros estados membros da entidade e com a Austrália na luta e prevenção da migração ilegal.
Ele observou que, embora a nação indochinesa e outros países da ASEAN implementem efetivamente acordos de isenção de vistos para os cidadãos da ASEAN, ainda é necessário mais trabalho para conseguir a circulação irrestrita de pessoas em toda a região.
Garantir uma segurança abrangente é uma tarefa central para o desenvolvimento sustentável do agrupamento regional, o que exige uma mudança de mentalidade, bem como uma nova abordagem, global e inclusiva que tenha em conta os benefícios a longo prazo, considerou.
Os Estados-membros devem unir-se, cooperar e defender o espírito de independência, resiliência e autonomia estratégica da ASEAN, insistiu o vice-ministro.
oda/mpm / fav