5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Canal do Panamá comemora 110 anos de operação

Canal do Panamá comemora 110 anos de operação

Cidade do Panamá, 15 de ago (Prensa Latina) O Canal do Panamá comemora hoje 110 anos de operação, em meio ao desafio de ter novos reservatórios que lhe permitam manter suas funções e fornecer água doce à população.

Segundo historiadores, após 10 anos de construção e um investimento de 380 milhões de dólares na época, a hidrovia interoceânica foi inaugurada em 15 de agosto de 1914 com a travessia do navio a vapor Ancón.

Mais de 20 mil mortes ficaram para trás devido a doenças e acidentes durante a construção francesa e americana, apontam diversas publicações.

Em 7 de setembro de 1977, o líder da Revolução Panamenha, General Omar Torrijos Herrera (1929-1981) e o ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, assinaram um acordo histórico que permitiu a administração da rodovia de 80 milhas ser transferido para os quilômetros locais que conectam os oceanos Atlântico e Pacífico.

O Canal funciona com eclusas, uma espécie de elevador que eleva os navios 26 metros para atingir o nível exigido e atravessá-lo.

Em 2016, a estrada foi ampliada para permitir o trânsito de navios Neopanamax, com maiores dimensões e capacidade de carga (quase 20 mil contêineres).

Uma intensa seca devido ao fenômeno El Niño obrigou a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) desde 2023 a tomar medidas drásticas para reduzir o calado das embarcações e reduzir as travessias diárias de 38 para 22, que com a chegada agora da estação chuvosa está se tornando mais flexível.

Segundo estatísticas oficiais, para cada navio que atravessa a rota, cerca de 200 milhões de litros de água doce são despejados no mar.

Outra opção para suprir a falta de água doce para suas operações levou os especialistas a preverem novas fontes, daí a construção de reservatórios na bacia, os mais adequados no rio Índio, para os quais realizam pesquisas com as comunidades para ver o impacto que isso causa esta obra provocaria, já que mais de duas mil pessoas teriam que ser realocadas

Na véspera, o Presidente da República, José Raúl Mulino, avaliou a sustentabilidade e rentabilidade da estrada junto do conselho de administração do ACP.

O presidente anunciou que a questão da construção de um novo reservatório no rio Índio será apresentada no próximo ano, depois de aprovada uma nova lei de Segurança Social e encontrada uma solução para o problema da mina de cobre em Donoso (Columbus) que trouxe manifestações populares que paralisaram o país em outubro e novembro passados em rejeição à mineração de metal a céu aberto.

“Espero que a emissão do Canal ocorra em águas calmas, sem hostilidades”, expressou Mulino ao tomar conhecimento dos planos para garantir a rentabilidade do percurso.

6,0 por cento do comércio marítimo mundial circula através do Canal do Panamá, que liga mais de 1.900 portos em 170 países e os seus maiores utilizadores são os Estados Unidos, a China, o Japão e a Coreia do Sul, por esta ordem.

mem/ga / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES