A Ministra de Estado da Inovação e Tecnologia, Bayissa Bedada, declarou à agência Xinhua que o gigante asiático é um parceiro confiável para Adis Abeba na sua iniciativa de criar uma economia baseada no conhecimento, promovendo a ciência e outras atividades no setor replicadas pela Fana Broadcasting. Corporativo.
“Há vários anos que desfrutamos de uma forte relação bilateral com a China, marcada por projetos conjuntos de desenvolvimento de investigação, transferência de tecnologia, intercâmbios entre pessoas, criação de laboratórios e outras iniciativas”, sublinhou.
Bedada lembrou o apoio chinês na criação de instituições de investigação, na construção de parques industriais e tecnológicos e na promoção de centros de incubação.
Neste sentido, manifestou o interesse da Etiópia em continuar a desenvolver investigação e projetos conjuntos na agricultura, indústria, ciências espaciais, entre outros.
Por sua vez, o chefe do setor na Etiópia, Belete Molla, comentou que os estudantes e investigadores locais que receberam bolsas de estudo na China estão a apoiar criticamente o desenvolvimento do país nesta esfera.
“Se falamos de ciência, inovação tecnológica, investigação e digitalização, não há melhor país com o qual possamos aprender do que a China. A China está na vanguarda do avanço tecnológico e científico”, afirmou.
Belete expressou esperança de um maior apoio de Beijing em áreas como transferência de tecnologia, desenvolvimento de talentos e desenvolvimento da ciência espacial, bem como a vontade da Etiópia de continuar a promover boas relações bilaterais.
O conselheiro tecnológico do ministério, Simenew Keskes, referiu-se ao intercâmbio entre os povos, que considerou que desempenhará um papel fundamental na promoção da inovação, no desenvolvimento da capacidade tecnológica e na promoção da compreensão intercultural.
“Através de parcerias com instituições e organizações conceituadas na China, estabelecemos bases sólidas para iniciativas colaborativas que facilitam o intercâmbio de conhecimentos, melhores práticas e tecnologias de ponta”, acrescentou.
mem/rmn / fav