As autoridades sanitárias do território relataram a recuperação de cinco corpos após um ataque aéreo contra uma casa na cidade de Gaza, no norte, que também deixou oito feridos.
Um cidadão morreu e um número desconhecido sofreu ferimentos num incidente semelhante ocorrido na aldeia de Al-Zawaida, informou a agência de notícias oficial Wafa.
Os paramédicos também relataram a morte de um jovem atingido por foguetes disparados de um drone israelense no campo de refugiados de Nuseirat.
Na mesma cidade, um palestino também perdeu a vida num ataque do Exército, disse Wafa.
Segundo a fonte, a artilharia abriu fogo contra Gaza enquanto aviões bombardeavam áreas nas cidades de Gaza, Rafah e Khan Yunis, bem como o campo de refugiados de Bureij.
Precisamente, o correspondente televisivo da Al Jazeera destacou que a nova incursão contra Khan Yunis, alvo de várias ofensivas terrestres, obrigou ao deslocamento de numerosas pessoas.
“Eles literalmente correram para salvar suas vidas”, disse o repórter do meio de comunicação do Catar. As Forças Armadas israelitas confirmaram as suas operações afirmando em comunicado que nas últimas horas atacaram 30 locais no enclave costeiro e mataram numerosos militantes.
Segundo dados oficiais, mais de 40 mil palestinos morreram em ataques israelitas desde o início do atual ciclo de violência em Outubro do ano passado, enquanto cerca de 92.400 ficaram feridos e outros 10.000 estão desaparecidos sob os escombros.
As novas incursões coincidem com o segundo dia de conversações na capital do Qatar para tentar travar o conflito, embora vários meios de comunicação regionais estimam que há poucas hipóteses de se chegar a um acordo devido a profundas diferenças e à decisão do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de sabotar as conversações.
arc/rob/ls