A iniciativa “Resilient and Biodiverse Landscapes of Northern Mesoamerica project” beneficiará os moradores do distrito de Metapan, em Santa Ana Norte, e conta com o apoio do governo do Reino Unido por meio do Biodiverse Landscapes Fund (BLF).
O lançamento contou com a presença do vice-presidente de El Salvador, Felix Ulloa, do embaixador do Reino Unido, David Lelliott, e do prefeito Carlos Landaverde.
Trifinio é o nome dado ao ponto de encontro das fronteiras de El Salvador, Guatemala e Honduras, e o projeto também será implementado nas selvas maias compartilhadas pela Guatemala e Belize, e na região de Mosquita, em Honduras.
O objetivo final é contribuir para a integração e o desenvolvimento físico, social e econômico das regiões fronteiriças dos três países, por meio do apoio à agricultura, à silvicultura, à infraestrutura e à conservação ambiental.
Esse plano tem quatro componentes principais: Comunidades Prósperas e Resilientes, Áreas Protegidas, Sala de Mecanismo Político-Financeiro e Gerenciamento Adaptativo, que serão implementados com as comunidades da região.
O vice-presidente salvadorenho destacou a importância de coordenar esforços entre várias instituições, como a Agência de Cooperação Internacional de El Salvador (ESCO), que também participa da iniciativa.
Durante o lançamento, equipamentos de prevenção e combate a incêndios foram entregues à Subcomissão de Incêndios Florestais da área.
El Salvador está trabalhando arduamente para coordenar esses projetos, dos quais vários países, inclusive o Marrocos e o Reino Unido, participam com apoio de recursos.
mem/lb/bm