A agência espacial lançou nesta sexta-feira o satélite de observação da Terra EOS-08 a bordo de um SSLV desde o Centro Satish Dhawan em Sriharikota, informou a ISRO.
É o terceiro voo da missão denominada LV-D3-EOS-08, que marca o fim do projeto de desenvolvimento de tais foguetes, disse a ISRO.
A ISRO acrescentou que, com a transferência de tecnologia, a indústria indiana e a NewSpace India Limited, uma empresa do setor público central do Departamento do Espaço (DoS), produzirão SSLVs para missões comerciais.
O foguete SSLV de 34 metros de altura é usado para colocar minissatélites, micro ou nanossatélites em órbita terrestre baixa com o mínimo de infraestrutura de lançamento, disseram os especialistas.
O custo do SSLV é cerca de 20 a 30 por cento menor do que o de outras missões que utilizam foguetes maiores, capazes de realizar missões no espaço profundo.
A missão LV-D3-EOS-08 tem como objetivo projetar e desenvolver um microssatélite e criar instrumentos de carga útil compatíveis, informou a agência espacial nacional sediada em Bengaluru.
arc/lrd/mb