A Agência Meteorológica do Japão (JMA) descreveu como muito forte o fenômeno – com uma pressão em seu centro de 950 hectopascals – que em breve afetará esta capital e outras regiões centrais da costa do Pacífico no arquipélago asiático.
Enquanto a All Nippon Airways e a Japan Airlines cancelaram cerca de 500 voos, a Central Japan Railway Company, JR Tokai, suspendeu completamente o serviço na linha de trem-bala Tokaido Shinkansen entre Tóquio e Nagoya na sexta-feira.
Além disso, a JR East Japan Railway Company interrompeu o serviço em partes das linhas Tohoku, Joetsu e Yamagata Shinkansen por volta das 11h, horário local, e está avaliando outras suspensões, dependendo das condições climáticas.
Juntamente com o risco de chuva forte, a JMA alertou sobre a probabilidade de deslizamentos de terra, ondas de tempestade e rajadas de vento com força de furacão em grande parte da região central de Kanto, que inclui a capital e Chiba, e outras áreas ao longo da costa leste do país.
Os ventos de até 162 quilômetros por hora do Ampil podem causar o desmoronamento de casas e outras infraestruturas nas ilhas Izu, ao sul de Tóquio, disse a agência, e alertou para o risco de objetos serem derrubados de forma perigosa para os pedestres ou até mesmo tombarem veículos em Kanto.
arc/msm/mb