O músico e presidente do evento, Issac Delgado, disse à Prensa Latina em uma entrevista exclusiva que este ano três noites de concertos (de 18 a 20) serão realizadas em Matanzas, especificamente na praia El Tenis.
Enquanto isso, de 22 a 25 de agosto, o Parque Josone, em Varadero, um dos destinos turísticos mais importantes do Caribe, será o ponto de encontro de artistas e orquestras cubanas notáveis, como Haila María Mompié, Alain Pérez, Maykel Blanco y su Salsa Mayor, Síntesis, Issac Delgado, Formell e Los Van Van, entre muitos outros.
Como prelúdio dessa mistura de virtuosismo sonoro, o projeto Adriano DJ animará o Parque Josone para promover o intercâmbio entre o público jovem e as figuras convidadas para o evento.
Pela primeira vez, duas atividades para crianças serão realizadas na Casa de la Música em Varadero, nas manhãs de sábado e domingo, uma iniciativa que Delgado considera atraente, dada a complexidade de encontrar opções desse tipo no âmbito de um festival.
Queremos posicioná-lo com as características dos eventos dos quais participamos em qualquer região do mundo, acrescentou o músico sobre Varadero Josone.
Algo que deveria ser natural, já que essa ilha tem uma riqueza musical e artística impressionante, disse ele.
Sob o lema áDéjalo que suene!, o Festival Varadero Josone; Rumba, Jazz & Son é promovido pela Empresa de Grabaciones y Ediciones Musicales (Egrem) e pelo Governo de Matanzas, além de ser patrocinado pelos Ministérios da Cultura e do Turismo de Cuba.
Nesta ocasião, o evento é organizado de forma independente pelos projetos Música Punto Cero, OLA, La Rueda Producciones e a produtora Four Wives.
mem/amr/glmv