Esta é sua primeira visita oficial ao exterior desde que foi eleito secretário geral do VCP no início de agosto, após a morte de seu antecessor, Nguyen Phu Trong.
Lam chegou ao gigante asiático para honrar um convite do secretário geral do Partido Comunista (PCC) e do presidente chinês Xi Jinping, com quem deve se reunir em Pequim.
Após sua eleição como líder máximo do Vietnã, o presidente chinês enviou-lhe uma mensagem de congratulações na qual expressou sua disposição de trabalhar em conjunto para orientar a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado.
Xi também pediu a consolidação conjunta da confiança política e o aprofundamento dos intercâmbios estratégicos e da cooperação substantiva, de modo a trazer mais benefícios para os dois povos e contribuir ativamente para a paz e o progresso da humanidade.
Avaliando a importância da viagem, o Ministro das Relações Exteriores do Vietnã, Bui Thanh Son, enfatizou que essa viagem ratifica a disposição e a prioridade máxima dada por ambas as nações para consolidar e desenvolver a parceria bilateral de cooperação estratégica abrangente com o objetivo de construir uma comunidade de futuro compartilhado.
Com a consideração especial e a estreita coordenação dos dois lados, a visita será um grande sucesso e se tornará um marco que abrirá um novo estágio de desenvolvimento para as relações de vizinhança amigável, previu ele.
De acordo com Thanh Son, após mais de 30 anos de normalização de seus laços e 15 anos desde o estabelecimento da estrutura da Parceria de Cooperação Estratégica Abrangente em 2008, “o Vietnã e a China fizeram progressos rápidos e cada vez mais profundos e abrangentes em todos os campos”.
mim/idm/glmv