O Secretário Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China realizou uma cerimônia de boas-vindas na praça em frente ao portão leste do Great Hall of the People em homenagem ao seu convidado.
O secretário geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV) chegou à cidade de Guangzhou, no sul do país, no dia anterior, onde visitou alguns locais onde o ex-presidente Ho Chi Minh (1890-1969) realizou atividades revolucionárias.
Essa é a primeira visita oficial de To Lam ao exterior desde que ele foi eleito líder máximo do PCV no início de agosto, após a morte de seu antecessor, Nguyen Phu Trong.
Na ocasião, o líder chinês enviou a ele uma mensagem de congratulações na qual expressava sua disposição de trabalhar em conjunto para orientar a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado.
Xi também pediu a consolidação conjunta da confiança política e o aprofundamento dos intercâmbios estratégicos e da cooperação substantiva, de modo a trazer mais benefícios para os dois povos e contribuir ativamente para a paz e o progresso da humanidade. Avaliando a importância da viagem, o Ministro das Relações Exteriores do Vietnã, Bui Thanh Son, enfatizou que essa viagem ratifica a vontade e a prioridade máxima dada por ambas as nações à consolidação e ao desenvolvimento da parceria bilateral de cooperação estratégica abrangente com o objetivo de construir uma comunidade de futuro compartilhado.
Em dezembro passado, Beijing e Hanói assinaram mais de uma dúzia de acordos quando Xi visitou o Vietnã.
Os acordos abrangem o fortalecimento da cooperação e do desenvolvimento ferroviário, investimentos em vários campos e o estabelecimento de comunicação para lidar com incidentes no Mar do Sul da China.
jf/idm/bm