22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Supremo do Brasil debate retos de inteligência artificial em direito

Supremo do Brasil debate retos de inteligência artificial em direito

Brasília, 19 ago (Prensa Latina) O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil debate hoje o impacto da inteligência artificial (IA) no constitucionalismo contemporâneo, com a presença de ministros e especialistas no tema, inclusive internacionais.

A abertura do fórum contará com a presença do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, do decano do tribunal, Gilmar Mendes, e da ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo.

Essa troca de opiniões abordará a influência da inteligência artificial no sistema constitucional, na democracia e nos direitos no contexto jurídico atual.

O primeiro painel será sobre Inteligência Artificial, Direitos e Democracia, e o segundo será sobre Potencialidades e Riscos da IA: Ética e Regulamentação na Era Digital.

No intervalo entre os painéis, haverá o pré-lançamento do documentário JurisMáquina, dirigido pela advogada e pesquisadora Tainá Aguiar Junquilho.

O evento é promovido pelo Supremo, com o apoio do Instituto Brasileiro de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa e do Bicentenário das Relações Diplomáticas entre os Estados Unidos e o Brasil.

Barroso disse em junho que a massificação da desinformação é uma de suas maiores preocupações quando se trata de IA.

Em um painel que discutiu a questão na Universidade de Oxford, no Reino Unido, ele deu como exemplo a disseminação de informações incorretas sobre tratamentos alternativos para a Covid-19 que podem ser amplamente distribuídos.

De acordo com o juiz, se um grande número de pessoas acredita no que foi divulgado, isso se torna um problema de saúde pública.

No âmbito da justiça, Barroso acredita que a IA pode ser usada “amplamente e para muitas finalidades”, mas é necessária uma regulamentação adequada, que é dificultada pela velocidade do desenvolvimento.

“Vejo a inteligência artificial como uma linha auxiliar, não autônoma. No entanto, acredito que ela pode trazer benefícios em termos de velocidade, eficiência e isonomia, de tratar todos igualmente sem influências indesejáveis”, disse.

Sobre as áreas que mais precisam de regulamentação, o presidente do STF listou os direitos fundamentais, a proteção da democracia e a governança.

Especificou que a desinformação, que é “objetivamente falsa”, deve ser removida imediatamente das plataformas de mídia social.

Ele também comentou que o modelo de negócios das redes depende do envolvimento das pessoas com o conteúdo, e há um certo incentivo perverso para disseminar o que não é bom.

O Senado está discutindo uma proposta para a regulamentação da IA. O texto está atualmente no comitê e ainda terá que passar pelo plenário principal dessa assembleia e, posteriormente, pela Câmara dos Deputados.

mem/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES