Confio que a verdade será investigada e descoberta e que todo o peso da lei será aplicado a todos os envolvidos, sem privilégios para ninguém”, escreveu ela em uma mensagem na rede social X. “Confio que a verdade será investigada e descoberta e que todo o peso da lei será aplicado a todos os envolvidos, sem privilégios para ninguém”, escreveu ela em uma mensagem na rede social X.
A chefe de Estado acrescentou que essa é a única maneira de desmantelar as redes de corrupção que prevalecem no judiciário e em outros setores hondurenhos.
De acordo com o Canal 8 de televisão, o Ministério Público de Honduras, em uma audiência com os acusados, obteve a prisão judicial do juiz Marco Antonio Vallecillo.
O réu é um ex-coordenador dos tribunais nacionais com jurisdição sobre crime organizado, meio ambiente e corrupção e é acusado do crime de extorsão contra uma testemunha protegida, disse a fonte. Acrescentou que, no mesmo caso, uma medida semelhante foi aplicada a Nelson Omar Sierra, amigo do juiz Vallecillo e do representante legal da testemunha protegida Reinaldo Leyva, que é um fugitivo da justiça.
As ações do Ministério Público foram realizadas por meio da promotoria especial para a acusação de servidores do setor judiciário; o juiz Vallecillo foi enviado para a diretoria de forças especiais e, no caso de Sierra, para o centro penal de Támara.
Uma audiência probatória antecipada será realizada nesta segunda-feira, às 15h (horário local), enquanto a audiência inicial está agendada para a próxima sexta-feira.
mem/ybv/bm