“O interesse dos agentes de viagens bolivianos pela nossa caravana é muito perceptível desde o seu início em Santa Cruz de la Sierra, no dia 16 do corrente mês, com a participação de mais de 160 operadores turísticos”, disse à Prensa Latina o representante do Ministério do Turismo. . (Mintur) de Cuba no Cone Sul, Janet Ayala.
Ele refletiu otimismo com a apresentação da campanha Cuba Única nesta terça-feira no hotel localizado no bairro Calacoto, sul de La Paz, levando em conta que muitos empresários do setor e meios de comunicação manifestaram o desejo de uma atualização de informações sobre as maiores Antilhas como destino.
“Estaremos com o grupo mais importante de hoteleiros representados em nosso país, tanto cubanos como de renomadas marcas internacionais”, afirmou.
A autoridade antecipou que estarão presentes representantes de empresas como Meliá, Iberostar, Blue Diamond, Grupo Cubanacán Hotels, Valentín, Gaviota e Cubasol.
Comentou que esta caravana de 16 de agosto até esta terça-feira apresenta a campanha Cuba Única nos departamentos de Santa Cruz, Cochabamba e agora em La Paz, e em todos os casos a participação foi massiva.
Afirmou que no Cone Sul o arquipélago caribenho é reconhecido por suas majestosas praias quentes, transparentes e rasas, e também pela combinação patrimonial de cultura que a ilha oferece, especialmente em Havana, a capital distinguida como patrimônio mundial.
Destacou como outro elemento muito importante a segurança que o país oferece com tolerância zero às drogas e ao porte de armas de fogo, o que o coloca entre os 100 primeiros neste indicador num ranking de 400, e o torna muito atrativo para os turistas.
“Pelo quarto ano consecutivo”, disse Ayala, “Cuba foi selecionada este ano como o principal destino cultural do Caribe”.
No entanto, considerou necessário falar dos seus sabores, dos seus aromas, dos cocktails, da Bodeguita del Medio com os seus Mojitos; a Floridita, também em Havana, com o seu daiquiri, e claro, e mais importante ainda, o povo cubano.
“São pessoas que atendem, acolhem, são bem-vindos os turistas e o restante representantes da marca Única, identidade publicitária do destino turístico cubano em cada um dos diferentes segmentos que se promovem”, acrescentou.
“Por isso convidamos a todos”, enfatizou Ayala, “Cuba fica a apenas seis horas de distância pela Boliviana de Aviación, é uma vantagem que os bolivianos têm hoje, a existência de um vôo direto”, concluiu.
lam/jpm/ls