Mais de 1.200 pessoas participarão do tradicional desfile na esplanada do parque que leva seu nome e será liderado pelo presidente Gabriel Boric, ao lado da ministra da Defesa, Maya Fernández, e da ministra do Interior, Carolina Tohá, entre outras autoridades.
O soldado e político chileno teve uma participação crucial no processo de emancipação do colonialismo espanhol.
Em Mendoza, O’Higgins organizou junto com José de San Martín o exército libertador dos Andes e liderou a ofensiva contra as forças monarquistas, com a qual a independência do Chile foi alcançada em 1818 após a batalha de Maipú.
Posteriormente, assumiu o cargo de diretor supremo, autoridade máxima da República, e como tal assinou a Constituição Política de 1822.
Entre as obras do seu Governo estão a construção de escolas primárias, a reabertura do Instituto Nacional, da Biblioteca Nacional e a criação da Escola Militar e da Academia de Jovens Guardas da Marinha, que é atualmente a Escola Naval.
A programação de atividades para seu nascimento começou no domingo com uma missa na paróquia de São Bernardo e continuou na segunda-feira com a tradicional homenagem no Clube Aucas.
Para quinta-feira está prevista na Casa da Cultura uma palestra dos historiadores Marcial Pedrero e Marco Aurelio Reyes, que abordará diversos aspectos da vida e obra do herói independentista.
lam/car/ls