Durante uma reunião bilateral, o lado chinês enfatizou a necessidade de acelerar os esforços das duas forças armadas para melhorar a colaboração, a qualidade e a eficiência.
“É preciso trabalhar para manter o ímpeto da cooperação em vários campos, incluindo treinamento de pessoal, exercícios conjuntos e colaboração internacional, ao mesmo tempo em que se expandem novas áreas para obter resultados mais práticos”, disse Dong.
Por sua vez, Giang garantiu que o lado vietnamita fortalecerá ainda mais a colaboração com os militares chineses em visitas mútuas e intercâmbios amigáveis na fronteira e promoverá os laços bilaterais a um novo patamar.
A reunião entre os dois ministros ocorreu por ocasião da visita de Estado ao gigante asiático pelo líder máximo do Vietnã, To Lam, e sua reunião no dia anterior com o presidente Xi Jinping.
Durante a reunião, os dois presidentes defenderam a tradicional amizade entre os dois países e promoveram o desenvolvimento do socialismo no mundo.
O líder chinês elogiou a situação atual dos laços, mencionando que a China foi o primeiro país estrangeiro que To Lam visitou após sua nomeação como secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã (PCV).
O chefe de Estado também observou a história dos intercâmbios entre os dois lados, os ideais e crenças comuns, bem como a profunda amizade bilateral de “camaradas e irmãos” que remonta às atividades revolucionárias aqui do presidente vietnamita Ho Chi Minh há 100 anos.
Por sua vez, To Lam enfatizou que o PCV e o Estado “sempre atribuíram grande importância às relações com a China, considerando-as a principal prioridade da política externa do Vietnã”.
lam/idm/bm