Após uma reunião entre a Secretaria Distrital de Governo, o Assessor Sênior do CRIC e o Ministério do Interior, decidiu-se colocar os membros da mobilização no Parque El Renacimiento, cujo objetivo é pedir ao governo que intervenha nos territórios do sudoeste do país que foram mais afetados pelo conflito armado.
Por sua vez, o Ministério do Interior comprometeu-se a coordenar a logística correspondente para a adaptação do Parque, incluindo unidades sanitárias, uma unidade médica, chuveiros, tendas, pontos de serviço público, entre outros.
Também organizará a agenda com o governo para a articulação de mesas redondas com o CRIC, enquanto o presidente Gustavo Petro deverá receber representantes indígenas diretamente na Casa de Nariño para ouvir suas petições e propostas.
O conselheiro sênior do CRIC, Jair Mosquera, revelou à RTVC Noticias que uma equipe avançada formada por conselheiros sênior da organização e anciãos de diferentes aldeias está orientando a marcha da minga na capital, “em defesa do território, da paz e da vida no departamento de Cauca e no sudoeste da Colômbia”.
O Conselho Indígena Regional de Cauca lidera as 138 autoridades indígenas pertencentes aos povos Nasa, Yanakuna, Kokonuko, Misak, Ambaló, entre outros.
mem/ifs/bm