A partir das 14h, horário local, os deputados ouvirão no segundo debate 6.379, que propõe a alienação de bens móveis inutilizáveis do Ministério da Saúde Pública e Assistência Social.
A agenda também adicionou a iniciativa 5.829, que promove reformas na Lei de Alimentação Escolar, Decreto 16-2017; e 6343, que promove a lei do fundo nacional de acesso a insumos agrícolas.
No terceiro debate, os legisladores darão seguimento ao 5.563 sobre alterações ao Decreto 63-88, Lei Estadual das Classes Passivas, buscando promover um sistema de pensões e aposentadorias mais alinhado com a realidade do país.
A Resolução 6.351 contém proposta de integração do setor produtivo primário e agrícola; e 5.698 busca modificar o Decreto 68-86, Lei de Proteção e Melhoria do Meio Ambiente.
Da mesma forma, os presentes na Câmara discutirão por artigos a iniciativa 5.704, que promove a Lei de Proteção da Bacia do Lago Petén Itzá.
O Deputado Cristian Álvarez solicitou o envio à respectiva Comissão do Trabalho 6376, que revoga a Lei do Imposto sobre Sucessões, Legados e Doações, Decreto 431.
Da mesma forma, o legislador Byron Rodríguez solicitou que o Plenário tomasse conhecimento da proposta 5.421, que contém reformas ao Código Sanitário.
Antes do final do primeiro período ordinário, a oposição no Congresso conseguiu adiar a aprovação no terceiro debate da Lei da Concorrência.
Estão pendentes avaliações sobre o que o sistema Braille reconhece, o sistema de vacinação, alterações nos regulamentos eleitorais e partidos políticos, entre outros.
O presidente da nação, Bernardo Arévalo, instou há dias ao Legislativo que aprovasse a iniciativa de reforma da Lei Orgânica do Ministério Público apresentada para destituir a Procuradora-Geral Consuelo Porras do cargo.
De 15 de janeiro de 2024 a 15 de maio, o Parlamento da Guatemala aprovou 12 leis que não eram muito urgentes e careciam de apoio técnico, alertaram organizações nacionais.
lam/znc/ls