“Não sei quanto a vocês, mas eu estou entusiasmado”, disse Obama sob fortes aplausos no United Center de Chicago, onde se realiza até amanhã a Convenção Nacional Democrata.
Diante de uma plateia animada, o 44º presidente, o primeiro negro a ocupar o Salão Oval, disse que este é o momento: “Estamos prontos para uma presidente Kamala Harris”.
Obama foi precedido por sua esposa Michelle, que também foi calorosamente aplaudida durante seu discurso. Ela advertiu que o republicano “Donald Trump tentará atacar Kamala Harris nesta eleição”, algo que eles experimentaram pessoalmente, enfatizou.
“Durante anos, Donald Trump fez tudo o que estava ao seu alcance para tentar fazer com que as pessoas nos temessem. Sua visão limitada e estreita do mundo fez com que ele se sentisse ameaçado pela existência de duas pessoas trabalhadoras, altamente educadas e bem-sucedidas que, por acaso, são negras”, enfatizou.
Mais tarde, após criticar as políticas de Trump, como a restrição da liberdade reprodutiva, Michelle Obama acrescentou: “América, a esperança está voltando”.
Neste segundo dia da festa política democrata, os delegados do partido realizaram uma cerimônia simbólica para a nomeação formal de Harris, que foi confirmada em 6 de agosto ao final de uma eleição virtual.
A vice-presidente aceitou sua indicação oficial na terça-feira como candidata do partido para a próxima eleição por meio de vídeo de um comício com seu companheiro de chapa, Tim Walz, em Milwaukee, Wisconsin.
“Os delegados da Convenção Nacional Democrata indicaram Tim Walz e eu para sermos o próximo vice-presidente e presidente dos Estados Unidos da América. Agradeço a todos por acreditarem no que podemos fazer juntos. Estamos honrados por sermos seus indicados”, disse ele.
Além disso, subiram ao palco o senador Bernie Sanders, o segundo cavalheiro Doug Emhoff, bem como o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, o governador de Illinois, J.B. Pritzker, e os netos dos ex-presidentes James Carter e John F. Kennedy.
Por sua vez, Stephanie Grisham, ex-secretária de imprensa da Casa Branca durante o governo Trump, confessou que não apenas apoiava o ex-presidente, mas acreditava nele, mas agora apóia Harris.
“Trump zomba de seus apoiadores, chamando-os de pessoas que vivem nos porões de seus pais”, disse ela.
O longo programa da segunda noite teve como tema “A Bold Vision for America’s Future”.
Harris tornou-se a primeira mulher de ascendência afro-americana e indiana a receber a indicação de um dos dois partidos que disputam a Casa Branca a cada quatro anos.
oda/dfm/mb