A visita de Sampaio ao país sul-asiático até sábado tem como objetivo melhorar a cooperação entre os dois países, demonstrando seu compromisso comum nesse setor e colaborando com os desafios de segurança compartilhados, disse a organização militar.
O almirante brasileiro conversou na quarta-feira com seu colega indiano, Dinesh K Tripathi, chefe do Estado-Maior Naval, sobre compromissos operacionais, cooperação técnica e treinamento, disse a fonte.
Como parte de seus compromissos oficiais, o visitante deve se reunir com o Secretário de Defesa, o Coordenador Nacional de Segurança Marítima e o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército em Delhi.
Sampaio Olsen também visitará o Centro de Fusão de Informações da Região do Oceano Índico em Gurugram e interagirá com vários representantes do setor de defesa. Ele irá a Mumbai, onde se encontrará com o comandante-chefe do Comando Naval Ocidental, visitará navios de guerra e submarinos indígenas, o estaleiro naval e a Mazagon Dock Shipbuilders Limited.
As marinhas indiana e brasileira estão colaborando por meio de várias iniciativas, incluindo interações operacionais e de treinamento, de acordo com a fonte oficial.
Eles também interagem em fóruns multilaterais, como o Fórum Marítimo Índia-Brasil-África do Sul, e a cooperação bilateral de defesa entre os dois países é realizada por meio do Comitê Conjunto liderado pelos respectivos ministérios.
mem/lrd/bm