Estes dados colocam o país na vanguarda da inovação tecnológica, da expansão das aplicações e da governação deste setor a nível internacional, foi reportado durante a Conferência Mundial de Robôs 2024 nesta capital.
De acordo com Xin Guobin, vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, é “um campo chave na fusão profunda da inteligência artificial e da economia real, integrando-se com uma amplitude sem precedentes na vida produtiva, impulsionando a sociedade a entrar rapidamente na vida inteligente”.
No primeiro dia do evento, foi anunciado que a robótica avançou em tecnologias de ponta como a percepção de informações de múltiplas fontes e a interação natural entre humanos e máquinas.
Além disso, os níveis de desempenho e segurança dos robôs industriais, como os robôs de soldadura e pintura, e dos robôs de serviço, como os robôs cirúrgicos e logísticos, têm melhorado continuamente nos últimos anos.
Dados oficiais mostraram que, nos últimos 11 anos consecutivos, a China foi o maior mercado mundial para robôs industriais.
No evento de robótica nesta capital soube-se que a densidade de robôs na produção atingiu 470 unidades por 10.000 trabalhadores, um aumento de quase 19 vezes na última década.
A presidente da Federação Internacional de Robótica, Marina Bill, elogiou na véspera as conquistas do gigante asiático na área de robótica e afirmou que o país é o maior mercado consumidor e produtor de robôs do mundo.
A World Robot Conference 2024 acontecerá até 25 de agosto com o tema “Cultive uma nova produtividade, compartilhe um novo futuro inteligente”.
Segundo os organizadores, a parte expositiva deste evento destacará a inovação tecnológica e as conquistas em aplicações, com a participação de 169 empresas que apresentarão mais de 600 produtos inovadores, incluindo 60 novos lançamentos e a apresentação de 27 robôs humanoides.
jf/idm / fav