Durante a cerimônia, Abinader disse que a UASD está sendo transformada em uma instituição verdadeiramente nacional e afirmou que o fato de que nesse centro de estudos em Hato Mayor há 2 mil 600 jovens matriculados é um sinal do processo de transformação.
Ele destacou que essa é a terceira extensão universitária que o governo está entregando e lembrou que outras três estão em construção: Santiago Rodríguez, em Sabaneta; Cotuí, na província de Sánchez Ramírez, e Neiba, na província de Bahoruco.
Ele também indicou que a licitação para a extensão da UASD em Santo Domingo Leste já foi adjudicada, o que beneficiará cerca de 20 mil jovens nesse município, que não precisarão viajar para o Distrito Nacional.
A esse respeito, ele comentou que o objetivo é que o instituto superior não fique a mais de 40 quilômetros de distância do local de residência de seus alunos e professores.
Por sua vez, o reitor da UASD, Editrudis Beltrán, afirmou que o binômio UASD-Estado está consolidado como a fórmula perfeita para o desenvolvimento sustentável do ensino superior no país.
A moderna instituição contribui com 58 salas de aula para o sistema universitário da República Dominicana e beneficia milhares de estudantes de toda a província de Hato Mayor e arredores.
Possui prédios de ensino e administrativos, uma praça patriótica, 10 laboratórios, uma biblioteca, uma sala multiuso, uma cafeteria, uma quadra mista e arquibancadas, uma estação de tratamento e uma área de serviço, entre outros espaços.
lam/mpv/glmv