“É a honra da minha vida aceitar a sua nomeação para a vice-presidência dos Estados Unidos”, disse Walz ontem à noite, entre aplausos do público. Ele também agradeceu à vice- presidente Kamala Harris por convidá-lo para fazer parte da dupla que enfrentará o republicano Donald Trump e seu companheiro de chapa, JD Vance, em novembro.
Walz falou dos objetivos do governo, de sua família “que é todo o meu mundo”, disse ele; criticou o projeto 2025 dos conservadores e prometeu trabalhar da melhor forma possível para o povo estadunidense.
Em vez de proibir os livros nas escolas, vamos proibir a fome nos alunos, disse o ex-professor e ex-deputado.
O discurso de aceitação foi o último item do programa de uma longa noite em que participaram o ex-presidente William Clinton, a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, o senador Cory Booker, o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, e o secretário de Transportes, Pete Buttigieg.
Clinton pediu aos presentes que considerassem quem trabalhará para eles na Casa Branca e alertou que em “2024, parece-me que temos uma escolha bastante clara. Kamala Harris, para o povo. E o outro cara (Trump), que mostrou, ainda mais do que da primeira vez, que é ‘sobre mim, de mim e de mim’”
Também desfilaram no palco a conhecida personalidade da mídia Oprah Winfrey, que exclamou: “Vamos eleger Kamala Harris!”; o líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes, Hakeem Jeffries, e os republicanos que decidiram votar na vice-presidenta para garantir que Trump nunca mais volte à Casa Branca.
Um momento especial contou ontem à noite com o lendário cantor e compositor Stevie Wonder, que antes de cantar seu hit “Higher Ground” falou de democracia e pediu aos eleitores que “escolhessem a alegria em vez da raiva”.
A vice-presidenta aceitou na terça-feira a sua nomeação oficial como candidata do partido para as próximas eleições através de um vídeo de um comício onde participava com Walz, em Milwaukee, Wisconsin.
“Os delegados à Convenção Nacional Democrata nomearam Tim Walz e eu para sermos os próximos vice-presidentes e presidentes dos Estados Unidos da América. Agradeço a todos por acreditarem no que podemos fazer juntos”, disse.
Harris será responsável pelo discurso de encerramento do evento em que ratificará o sim formal à sua candidatura. Ao ser nomeada pelo Partido Democrata, a ex-procuradora e ex-senadora tornou-se a primeira mulher de ascendência afro-americana e indiana a receber tal designação por uma das duas organizações políticas que concorrem à Casa Branca de quatro em quatro anos.
jf/dfm/cm