Desde o People’s Daily, o órgão oficial do Partido Comunista da China (PCC), até o Xinhua Telegraph, o Economic Daily, o Tiempos de Estudio, entre outros, dedicaram suas primeiras páginas ao reconhecimento das contribuições desse líder chinês no 120º aniversário de seu nascimento.
No seminário presidido por Xi, os participantes elogiaram as contribuições de Deng (1904-1997) para a causa do socialismo com as peculiaridades chinesas e a riqueza ideológica de seu pensamento.
Em setembro de 1978, Deng fez uma viagem de inspeção de oito dias pelo norte do país e proferiu uma série de discursos hoje conhecidos como “Northern Talks”.
Nelas, o líder enfatizou a importância de liberar a mente, mudar o foco do Partido Comunista para a construção econômica, introduzir tecnologias internacionais avançadas e administrar a economia com métodos modernos.
Ele também enfatizou a necessidade de desenvolver as forças produtivas para melhorar as condições de vida da população.
Então, em dezembro do mesmo ano, foi realizada a terceira sessão plenária do 11º Comitê Central do Partido Comunista da China, marcando um ponto de virada histórico na trajetória da nação.
A reunião mudou oficialmente a abordagem do Partido e do país em relação ao desenvolvimento econômico e adotou a política nacional de reforma e abertura.
De 1978 a 2018, o PIB da China registrou uma taxa de crescimento nominal média de 14,5% ao ano.
jha/idm/bm