18 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Os observadores chilenos rejeitam interferência nos assuntos político

Os observadores chilenos rejeitam interferência nos assuntos político

Santiago do Chile, 23 ago (Prensa Latina) Os chilenos que participaram como observadores das eleições na Venezuela rechaçaram hoje as declarações do presidente Gabriel Boric sobre as eleições nesse país, que qualificaram de ingerência nos assuntos internos de outras nações.

Em uma carta entregue nesta sexta-feira ao Palácio de La Moneda, os observadores alertam sobre a posição do presidente de desconsiderar as instituições venezuelanas ao reiterar que houve fraude no país.

Fomos testemunhas de um processo eleitoral legítimo e democrático que deu a vitória nas urnas ao presidente Nicolás Maduro, afirma o texto, acrescentando que, apesar de seu pedido público e formal, eles não foram recebidos pelas autoridades do governo chileno.

Esteban Silva, líder do Movimiento del Socialismo Allendista, lembrou que a política externa do Chile é uma política do Estado como um todo, além do governo em exercício, e o tratamento deve ser cuidadoso, ponderado e não impensado.

O que o presidente fez foi desconsiderar a institucionalidade de outros países”, disse ele.

Por sua vez, o médico e ex-líder sindical Esteban Maturana pediu que os interesses da América Latina fossem preservados e que a intervenção estrangeira na Venezuela fosse evitada a todo custo.

O Chile deve manter relações de respeito à autodeterminação e à soberania de todos os povos e Estados do mundo”, afirma a carta.

Ela lembra que a Venezuela, assim como o Chile, é um país irmão da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

lam/car/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES