13 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ministro das Relações Exteriores do Chile inicia visita ao Vietnã

Ministro das Relações Exteriores do Chile inicia visita ao Vietnã

Hanói, 25 ago (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores do Chile, Alberto Van Klaveren, chegou hoje a Hanói, onde iniciou uma visita oficial de três dias ao Vietnã a convite de seu homólogo Bui Thanh Son.

Pouco depois de sua chegada aqui, Van Klaveren foi recebido por seu homólogo vietnamita para conversações oficiais e o início de um programa que, segundo o próprio visitante, incluirá reuniões com o chefe do Governo vietnamita, Pham Minh Chinh, e com o ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Le Minh Hoan, entre outras atividades.

Ao dar as boas-vindas ao chefe da diplomacia chilena, Thanh Son relembrou sua visita à nação sul-americana em 2019, quando foi realizada a sexta consulta política entre Ministérios de Relações Exteriores, e expressou sua satisfação com o progresso feito nas relações bilaterais.

Van Klaveran, por sua vez, também relembrou uma viagem anterior ao Vietnã, mas então como conselheiro ministerial, e expressou seu prazer em ser o primeiro ministro das Relações Exteriores de seu país a fazer uma visita oficial à nação indochinesa, bem como o desejo de que isso contribua para fortalecer ainda mais os laços.

Pouco antes de embarcar nessa viagem, que mais tarde o levará à Índia, o ministro das Relações Exteriores do Chile enfatizou em um artigo publicado em um jornal nacional o compromisso do país com o fortalecimento dos laços com a Ásia-Pacífico, uma região na qual vem trabalhando há uma década para abrir e expandir mercados, disse ele.

De acordo com Van Klaveran, o papel concebido para o Chile é tornar-se uma ponte entre a América Latina e a Ásia-Pacífico, uma área para a qual as exportações não tradicionais do Chile aumentaram 450% entre 2022 e 2023, passando de pouco mais de US$ 2,5 bilhões para quase US$ 14,3 bilhões.

Nossa prioridade, ele enfatizou na publicação, é fortalecer as relações com essa área geográfica em áreas que nos permitirão enfrentar os desafios futuros, como o desenvolvimento de energia limpa, inovação tecnológica e adaptação às mudanças climáticas.

O Vietnã, destacou, é um dos maiores parceiros comerciais do Chile na Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), com um intercâmbio que em 2022 alcançou um recorde de dois bilhões e 200 milhões de dólares, o dobro de 2018, e em 2023 diminuiu para um bilhão e 570 milhões de dólares diante da redução da demanda global.

Por outro lado, Van Klameran escreveu que, durante sua estadia aqui, ele discutirá com seus anfitriões a relevância da visita do presidente To Lam ao Chile em novembro próximo, a primeira de um líder vietnamita nos últimos 15 anos.

O Vietnã e o Chile estabeleceram relações diplomáticas em 25 de março de 1971 e, em 2007, elevaram-nas ao nível de uma parceria abrangente. Os presidentes chilenos Ricardo Lagos, Michelle Bachelet e Sebastián Piñera visitaram o Vietnã em 2003, 2006 e 2012, respectivamente, enquanto os chefes de estado vietnamitas Tran Duc Luong e Nguyen Minh Triet viajaram para o país sul-americano em 2004 e 2009, nessa mesma ordem.

mem/mpm/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES