De acordo com um comunicado do Chanceler, durante o encontro serão abordados temas-chave como a integração socioeconômica dos migrantes, o fortalecimento do desenvolvimento econômico nas comunidades fronteiriças e a proteção de ecossistemas estratégicos, especialmente na região de Darién.
A fonte acrescentou que será também um espaço para explorar propostas com vista à expansão dos canais de imigração legal, aos mecanismos de proteção, à cooperação na troca de informações entre as autoridades de imigração e ao combate ao tráfico de seres humanos.
O encontro, do qual participará o chanceler colombiano, Luis Gilberto Murillo, segue-se à celebração do Diálogo Nacional sobre Darién, realizado na véspera em Cartagena.
No âmbito das sessões de trabalho deste mecanismo, o Ministro das Relações Exteriores da Colômbia e seu homólogo do Panamá, Javier Martínez-Acha, viajaram a Necoclí, no noroeste do país de Nova Granada.
A visita dos responsáveis à região permitiu às comunidades locais partilhar as suas observações sobre o impacto da migração e o funcionamento do Plano Integral de Atenção e Acompanhamento para Darién (Piaad), que procura melhorar a gestão da migração na região e garantir uma resposta mais humanitária, segundo sucedeu.
Murillo destacou que o objetivo do passeio pela região foi ouvir as pessoas, conhecer em primeira mão a situação na zona fronteiriça e poder estabelecer os impactos da migração em geral e as necessidades existentes nesses locais.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores do Panamá garantiu que é essencial fortalecer a cooperação em segurança, inteligência, comércio, turismo, integração cultural e social, entre outros.
Afirmou que os presidentes dos dois países desejam que a região fronteiriça comum se desenvolva e para que isso aconteça é necessário reforçar a colaboração.
No âmbito do passeio realizado, os dois chanceleres também chegaram à localidade de Capurganá, no município de Acandí, Chocó (noroeste), e visitaram o Centro de Saúde, os escritórios de Imigração, a instituição de ensino e o cais, para conhecer a realidade dos migrantes em trânsito pela região de El Darién.
arc/ifs/ls