Em uma coletiva de imprensa, o tricampeão olímpico e mundial de canoagem lembrou que a antilhana tem oito medalhas de ouro em Paraolimpíadas, um recorde que poderia ser aumentado com mais três medalhas de ouro na capital francesa.
Por isso, ele pediu aos torcedores que acompanhem de perto a atleta caribenha e aproveitem a oportunidade única de apreciar seu desempenho.
Estanguet considerou que o desempenho de Durand será um dos mais importantes e espetaculares da competição, que ocorrerá no Stade de France, onde ela correrá os 100, 200 e 400 metros na categoria T12 (deficientes visuais).
Outra referência de Paris 2024 mencionada pelo dirigente da Cojop é a paratriatleta holandesa Diede de Groot, que é a única atleta a vencer os Jogos Paralímpicos e os quatro Grand Slams na mesma temporada, além da competição de basquete em cadeira de rodas.
De acordo com o ex-canoísta, o evento de verão será televisionado em 165 canais e ultrapassará 300 horas de transmissão direta.
Ele também enfatizou que mais de dois milhões de ingressos já foram vendidos para as diversas competições, um número sem precedentes, de um total de 2,5 milhões disponíveis.
Serão Jogos Paraolímpicos históricos, disse ele sobre o evento, que vai até 8 de setembro.
rgh/am/glmv