Durante sua visita de três dias à Índia, van Klaveren também participará da Cúpula Empresarial Índia-Chile à frente de uma delegação empresarial que inclui o Ministro da Agricultura, Esteban Valenzuela, informou o Ministério das Relações Exteriores do país do sul da Ásia.
Posteriormente, o chanceler chileno visitará Mumbai, principal cidade do estado de Maharashtra, considerada a capital financeira daqui.
O referido evento visa fortalecer os vínculos institucionais, identificar oportunidades, facilitar o contato entre empresas e avançar em acordos que auxiliem no intercâmbio de bens e serviços, segundo fonte de Santiago, Chile.
Segundo o ProChile, a Índia poderia aumentar e diversificar as exportações para o país sul-americano de produtos agrícolas, farinha, amidos e derivados de cereais, pesca e seus derivados, produtos químicos e fertilizantes, entre outros.
Da mesma forma, as exportações chilenas para a Índia, incluindo cobre e lítio, registraram um crescimento de 222 milhões de dólares em 2003 para 1.358 milhões em 2023, segundo os seus dados.
De acordo com as suas projeções, a Índia é a única das cinco potências asiáticas, incluindo China, Singapura, Indonésia e Coreia do Sul, que registra números de crescimento positivos nas importações chilenas.
oda/lrd / fav