A chegada do navio faz parte da ajuda prometida pelo presidente do país africano, Abdelmadjid Tebboune, para aliviar a crise eléctrica na nação do cedro.
O navio está ancorado em mar aberto perto de tanques de petróleo nas instalações de Beddaoui, no norte de Trípoli, aguardando permissão para descarregar sua carga.
A cerimónia de chegada do carregamento de combustível contou com a presença do Ministro da Energia e Água do Líbano, Walid Fayad, e do embaixador da Argélia aqui, Rachid Belbaki.
Por decisão do Presidente Tebboune, a Argélia anunciou a sua assistência imediata de combustível ao Líbano, depois de a escassez na última central eléctrica operacional do país ter causado um apagão generalizado da rede estatal há mais de uma semana.
Neste contexto, o Ministro Fayad especificou que Argélia, que já fornece gás à maioria dos países europeus, poderia fornecer ao Líbano uma parte deste recurso, o que ajudaria a reduzir os custos de eletricidade no território nacional.
Nos últimos três anos, o governo libanês esperou pela implementação de um projeto apoiado pelos EUA e financiado pelo Banco Mundial que transportaria gás egípcio e eletricidade jordana através da Síria.
No entanto, o plano está em pausa permanente devido à recusa de Washington em conceder isenções de sanções aos estados envolvidos, alegando que ajudar o Líbano a receber o poder através de Damasco prejudicaria as disposições da Lei César imposta à Síria.
oda/yma / fav