Tratores e equipamentos para abertura de valas fazem parte do pacote, disse a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em um comunicado à imprensa.
O principal objetivo do maquinário, segundo a FAO, é melhorar a eficiência e a sustentabilidade da produção agrícola em face dos desafios inerentes às mudanças climáticas.
Também permitirá que os agricultores otimizem o manejo do solo, melhorem a drenagem da terra e aumentem a produtividade em condições climáticas adversas nos territórios de Los Arabos, Matanzas (oeste); Quemado de Güines, Santo Domingo e Corralillo em Villa Clara (centro) e Jobabo, Amancio e Colombia na província de Las Tunas (leste).
O fornecimento de equipamentos faz parte do projeto “Resiliência Climática nos Ecossistemas Agrícolas de Cuba” (IRES), que envolve a restauração produtiva de terras invadidas pelo marabu em sete municípios cubanos afetados pela seca, baixa pluviosidade e degradação do solo.
O trabalho em andamento, segundo a FAO, inclui a introdução de sistemas florestais, agroflorestais e silvipastoris que incluem o plantio de espécies florestais, árvores frutíferas, culturas forrageiras, pastagens, várias culturas e árvores de sombra, com o objetivo de promover a produção de alimentos e contribuir para a segurança alimentar.
Implementado pelo Ministério da Agricultura de Cuba, o IRES “destaca o compromisso do governo cubano e da FAO de promover práticas agrícolas sustentáveis para fomentar a transformação em sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis”, disse a fonte.
O objetivo é aumentar a disponibilidade nacional de alimentos, alcançar “uma melhor nutrição, um melhor ambiente e uma vida melhor sem deixar ninguém para trás”, disse a agência da ONU.
A colaboração entre Cuba e a FAO é essencial para atingir a meta de segurança alimentar e desenvolvimento rural no contexto de um clima em mudança.
Reafirmou que a cooperação continuará para um futuro agrícola mais resiliente, onde a inovação e a sustentabilidade são pilares essenciais para enfrentar os desafios climáticos e garantir um ambiente produtivo e seguro para as próximas gerações.
ro/mjm/mb