19 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Novas máquinas agrícolas para restaurar terras degradadas em Cuba

Novas máquinas agrícolas para restaurar terras degradadas em Cuba

Havana, 28 ago (Prensa Latina) Um projeto, com o apoio da FAO e financiamento do Fundo Verde para o Clima, proporciona a Cuba acesso a maquinaria agrícola para resgatar terras degradadas e infestadas de marabu, informou-se hoje.

Tratores e equipamentos para abertura de valas fazem parte do pacote, disse a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em um comunicado à imprensa.

O principal objetivo do maquinário, segundo a FAO, é melhorar a eficiência e a sustentabilidade da produção agrícola em face dos desafios inerentes às mudanças climáticas.

Também permitirá que os agricultores otimizem o manejo do solo, melhorem a drenagem da terra e aumentem a produtividade em condições climáticas adversas nos territórios de Los Arabos, Matanzas (oeste); Quemado de Güines, Santo Domingo e Corralillo em Villa Clara (centro) e Jobabo, Amancio e Colombia na província de Las Tunas (leste).

O fornecimento de equipamentos faz parte do projeto “Resiliência Climática nos Ecossistemas Agrícolas de Cuba” (IRES), que envolve a restauração produtiva de terras invadidas pelo marabu em sete municípios cubanos afetados pela seca, baixa pluviosidade e degradação do solo.

O trabalho em andamento, segundo a FAO, inclui a introdução de sistemas florestais, agroflorestais e silvipastoris que incluem o plantio de espécies florestais, árvores frutíferas, culturas forrageiras, pastagens, várias culturas e árvores de sombra, com o objetivo de promover a produção de alimentos e contribuir para a segurança alimentar.

Implementado pelo Ministério da Agricultura de Cuba, o IRES “destaca o compromisso do governo cubano e da FAO de promover práticas agrícolas sustentáveis para fomentar a transformação em sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis”, disse a fonte.

O objetivo é aumentar a disponibilidade nacional de alimentos, alcançar “uma melhor nutrição, um melhor ambiente e uma vida melhor sem deixar ninguém para trás”, disse a agência da ONU.

A colaboração entre Cuba e a FAO é essencial para atingir a meta de segurança alimentar e desenvolvimento rural no contexto de um clima em mudança.

Reafirmou que a cooperação continuará para um futuro agrícola mais resiliente, onde a inovação e a sustentabilidade são pilares essenciais para enfrentar os desafios climáticos e garantir um ambiente produtivo e seguro para as próximas gerações.

ro/mjm/mb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES