De acordo com o comunicado, “o Ministro da Indústria e Comércio informou ao Conselho de Ministros que a primeira reunião do grupo de trabalho bilateral sobre cooperação econômica, comercial e de investimentos com a Federação Russa será realizada de 14 a 18 de outubro de 2024”.
Sediada em Bamako, a reunião servirá para avaliar os resultados da colaboração em setores-chave e suas perspectivas, com o objetivo de promover vínculos em áreas como mineração, exploração geológica, energia, transporte, agricultura, economia digital e infraestrutura.
De acordo com o executivo do Mali, o evento também incentivará o diálogo entre as comunidades empresariais dos dois estados para explorar novas oportunidades de negócios.
Recentemente, as autoridades locais destacaram a importância estratégica dos laços energéticos com a Rússia e sua empresa estatal Rosatom.
Consultado pela imprensa, o ministro das Relações Exteriores, Abdoulaye Diop, garantiu que o país euroasiático é um parceiro muito importante e que a escolha da Rosatom levou em conta a experiência, o conhecimento e as capacidades da empresa, que atualmente está encarregada da implementação de uma usina de energia solar em Sanankoroba.
Os projetos em território malinês também incluem a construção de uma usina nuclear de baixa potência projetada pela Rússia e a exploração geológica.
ro/mjm/bm