16 de September de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ONU pede proibição de testes nucleares após legado destrutivo

ONU pede proibição de testes nucleares após legado destrutivo

Nações Unidas, 29 ago (Prensa Latina) O secretário-geral da ONU, António Guterres, exigiu hoje a proibição total dos testes nucleares ao lembrar o legado destrutivo destes testes em quase oito décadas de uso.

A propósito do Dia Mundial contra esta prática, o responsável da organização alertou para os recentes apelos à sua retomada, o que confirma que as terríveis lições do passado “são esquecidas e ignoradas”.

Nos últimos oitenta anos, foram documentados mais de dois mil testes nucleares em mais de 60 locais em todo o mundo, com consequências que vão desde terras inabitáveis até problemas de saúde a longo prazo para as pessoas.

O mundo deve falar a uma só voz para acabar com esta prática de uma vez por todas, afirmou o veterano diplomata.

Segundo a ONU, o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT) é a única ferramenta de segurança essencial e verificável.

No entanto, esse instrumento ainda não está em vigor porque requer a ratificação de oito países: Estados Unidos, China, Irão, Israel, Egito, Índia, Paquistão e Coreia do Norte.

Guterres apelou ao trabalho para a sua ratificação imediata e incondicional.

“Vamos passar no teste para a humanidade e proibir para sempre os testes nucleares”, insistiu.

O CTBT foi assinado por 187 Estados e ratificado por 178; dez deles desde 2021, confirmando um impulso global contra a retomada dos testes nucleares.

O regresso destes, ou mesmo a utilização de uma arma nuclear, poderia representar um colapso desastroso da confiança e da solidariedade internacionais, afirmava um artigo assinado pelo presidente da Assembleia Geral, Dennis Francis, e pelo secretário executivo da Organização do Tratado, Robert Floyd.

“Retornar à era dos testes nucleares irrestritos não deixaria nenhum Estado ou comunidade seguro, e ninguém na Terra seria poupado de ser afetado”, alertaram.

Desde 2009, a ONU comemora todo dia 29 de agosto como o Dia Internacional contra os Testes Nucleares proclamado pela Assembleia Geral.

A data comemora o encerramento oficial, em 1991, do local de testes de armas nucleares de Semipalatinsk, no atual Cazaquistão, onde ocorreram 456 explosões de testes nucleares entre 1949 e 1989.

ro/ebr/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES