Segundo o ministro de Comunicação e Informação, Freddy Ñáñez, todos os 24 estados reportaram perdas totais ou parciais de fornecimento, e às 04:45 já estava ativada toda a equipe da Corporação Nacional de Eletricidade, a vice-presidência de Serviços Públicos e o governo ‘para superar esta nova agressão’.
Em um vídeo em sua conta no Instagram, o chefe de Estado disse que a paz de espírito “é o que eles realmente querem tirar de nós com essas ações de violência cega que não levam a lugar nenhum, essas aventuras violentas e irresponsáveis que só trazem angústia ao povo”.
Vivemos isso em 2019, sabemos o que nos custou naquele ano e o que nos custou recuperar o sistema elétrico nacional desde então e hoje estamos enfrentando isso com os protocolos anti-golpe, disse ele.
Em vez de ir para uma eleição em 28 de julho, disse ele, a escolha do fascismo, da extrema direita, foi destruir nossas instituições, nosso sistema eleitoral e provocar violência e morte nas ruas.
“Eles não conseguiram fazer isso nos dias 28, 29 e 30 de julho, nem com engano nem com violência, e hoje tentaram uma medida desesperada, cega e teimosa que não leva a lugar nenhum, para roubar a paz dos venezuelanos”, enfatizou.
Ele insistiu que as autoridades estão trabalhando em todas as frentes do governo desde o início da manhã e pediu calma, tranquilidade e confiança, porque “aqui há um governo, um Estado forte”.
rgh/las/mb