O presidente da WBSC, Riccardo Fraccari, expressou seu sincero agradecimento pela excepcional cooperação e apoio do comissário da NPB, Sadayuki Sakakibara, e o estendeu a Taipei Chinês e ao México, onde também serão disputados jogos nesse evento que reúne os países mais bem classificados do mundo.
A ocasião foi uma oportunidade para revelar a bola oficial do torneio (WBSC540) e refletir sobre o envolvimento de todas as partes, incluindo parceiros comerciais, para trazer o torneio de volta após um hiato forçado de cinco anos.
Fraccari disse que o beisebol internacional está em alta depois do sucesso das duas primeiras edições do Premier 12, do World Baseball Classic do ano passado e das Olimpíadas de Tóquio 2020, bem como da inclusão do beisebol no evento de verão de Los Angeles 2028.
“As duas primeiras edições do Premier 12 foram um sucesso retumbante e estamos muito satisfeitos por podermos mais uma vez apresentar os melhores talentos do beisebol no cenário internacional”, disse o executivo italiano.
“Estamos todos ansiosos para compartilhar mais momentos magníficos com os torcedores japoneses e os melhores jogadores de beisebol do mundo em novembro, no que será, sem dúvida, um torneio inesquecível aqui no Japão”, acrescentou.
O comissário Sakakibara, por sua vez, disse que será uma batalha difícil, mas espera que os Samurais japoneses, sob a liderança do técnico Hirokazu Ibata, mostrem do que são capazes e conquistem o troféu brilhante.
“Embora o evento ainda esteja a dois meses de distância, a sensação de tensão já está aumentando. Faremos o nosso melhor para ganhar campeonatos consecutivos”, disse ele.
As 12 melhores equipes, de acordo com o ranking da WBSC, participarão da terceira edição do torneio, vencido em 2015 pela Coreia do Sul e em 2019 pelo Japão.
O sistema de competição apresenta dois grupos que jogarão entre si e os dois primeiros de cada seção avançarão para as finais ou para a super rodada.
A chave A, que será disputada nas cidades mexicanas de Guadalajara e Tepic a partir de 9 de novembro, será disputada por Estados Unidos, Venezuela, Holanda, Panamá, Porto Rico e os anfitriões astecas.
No dia 13 do mesmo mês, a ação começará na seção B, sediada em Taipei, na China, onde, além das equipes locais, foram colocadas as equipes do Japão, Coreia do Sul, Cuba, República Dominicana e Austrália.
O Tokyo Dome, no Japão, sediará a super rodada (21 a 23 de novembro) e os jogos da medalha em 24 de novembro. rgh/blc/mb